saulo-equipeM.Sc., Planejamento Energético e Ambiental - Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ (1999), Mestre em Engenharia Civil, área de concentração em Geotecnia Ambiental, pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ (2005). Doutorando em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Pesquisador e Tecnologista em Metrologia e Qualidade do INMETRO, Auditor-líder de acreditação, Pesquisador e Consultor do GETRES (Grupo de Estudo de Resíduos Sólidos) e do CENTRO CLIMA (Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), da COPPE/UFRJ. Possui experiência nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Qualidade, Avaliação da Conformidade, Auditorias de Sistemas de Gestão, Mudanças Climáticas, Inventários de Emissões Antrópicas de Gases do Efeito Estufa e Estudos de Cenários de Mitigação de Impactos Ambientais.

profile-2Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1997), mestrado em Ciências do Mar pela Universidade Santa Úrsula(2000) e doutorado em Ciências do Meio Ambiente pela Université Pierre et Marie Curie(2006). Trabalhou no Instituo Nacional de Tecnologia e na Universidade Santa Úrsula. Tem experiência na área de Microbiologia Ambiental, com ênfase em Ecologia Microbiana Marinha, Biocorrosão e Biodegradação.

 

profile-2M.Sc., Planejamento Energético Ambiental - Cursa o doutorado no Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ, mestre em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e desenvolve pesquisas no Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA/COPPE/UFRJ). Bolsista no Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas - PBMC. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2007) e estagiou no Laboratório de Poluição Marinha, também na Universidade Federal Fluminense.

profile-2Bióloga marinha (UFRJ/1988) com mestrado e doutorado em ecologia (UFRJ/1991 e Unicamp/1998). Foi pesquisadora e docente da UFRJ e UFBA, onde ministrou disciplinas nas áreas de zoologia, ecologia e oceanografia, e desenvolveu projetos de pesquisa como apoio da Capes e CNPq. É autora de 14 publicações científicas e 4 capítulos de livros sobre ecologia do bentos marinho e macrofauna de praias arenosas. Coordenou 3 projetos de pesquisa sobre caracterização e monitoramento de ambientes marinhos e atualmente participa do PELD-Guanabara, projeto de monitoramento em longa duração da Baía de Guanabara. Nos últimos 4 anos trabalhou como pesquisadora na Petrobras atuando junto a coordenação do projeto de Caracterização Ambiental da Bacia de Sergipe-Alagoas, onde desempenhou as funções de gestão integrada de grupos de pesquisa multidisciplinares, articulação com diferentes interlocutores (empresa, universidade e órgãos ambientais), acompanhamento e avaliação de relatório técnicos, alimentação de banco de dados e produção de material de divulgação científica. É revisora de artigos científicos e avaliadora de projetos de pesquisa. Trabalha como consultora do Instituto de Brasileiro de Biodiversidade, uma organização sem fins lucrativos, onde ministra palestras e cursos sobre problemas ambientais contemporâneos. É sócia-diretora da Empresa Conchas onde presta consultoria na área ambiental.

silvia schaffelPossui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1997) e Doutorado em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia - COPPE/UFRJ (2010). Professora Visitante do Centro para o Clima e Energia da Pace University, New York (2009). Atuação e pesquisa nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade para o setor petróleo e gás. Recebeu Voto de Louvor da COPPE/UFRJ em 2011 pelo Prêmio Plínio Cantanhede concedido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Topo