A 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), ou COP28, esse ano será realizada em Dubai, começando no dia 4 de dezembro. O título do evento é “Promoting Climate Action in Trade Law” e focará em questões centrais como “Como as normas climáticas, comerciais e ESG com elementos transfronteiriços estão proliferando e impactando as cadeias de valor globais?”, entre outros temas relevantes.
No dia 4 de dezembro, haverá uma sessão focada em “Beyond the GST outcome: a vision for accelerating the transition to net zero”. O professor Emilio La Rovere participará como um dos palestrantes. Essa sessão é organizada por C2ES e IDDRI.
O professor também estará participando, no dia 6 de dezembro, do evento de título “What international cooperation and national processes to ratchet up ambition by 2025?”, fazendo uma apresentação destacando o papel da modelagem em diversos processos de construção de estratégias nacionais de baixo carbono. A apresentação do professor Emilio falará sobre “The elaboration of the Brazilian NDC in 2015 and more recent initiatives”
A sessão do dia 6 em que o professor Emilio participará tem como contexto e foco o primeiro balanço global ao abrigo do Acordo de Paris, que terá lugar na COP28 e proporcionará a oportunidade de avaliar a consistência dos compromissos dos países no que diz respeito à ambição global do Acordo de Paris. Neste contexto, as estratégias nacionais de baixo carbono representam um pilar fundamental da ambição global. Um número crescente de países emitiu planos de mitigação de longo prazo, por isso a sessão investigará o processo de co-construção entre modelos e cenários e os desafios institucionais e metodológicos relacionados através da partilha de iniciativas nacionais.
Nesse mesmo dia, também haverá uma sessão focada em “What international cooperation and national processes to ratchet up ambition by 2025? - Lessons learned in France and beyond”, também contando com o professor Emilio como palestrante. Essa palestra explora como as partes podem se organizar para melhorar as suas NDCs, aproveitando a experiência em França e noutros países.
A COP28 terá apresentações do dia 5 até 6 de dezembro e conta com a organização de centros acadêmicos e jurídicos, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).